Notícias
“Renda-se ao verão com proteção”
13/01/2014 às 06:13
Com uma pele linda e o conhecimento de quem se dedica há sete anos à dermatologia, foi esbanjando simpatia que a médica dermatologista Lianni Borges nos recebeu para uma entrevista em que fala sobre os cuidados que se deve ter com a pele no verão
F&F: Dra. Lianni é fato que no verão a exposição ao sol é maior. Quais os cuidados que a senhora aconselha às pessoas?
Dra. Lianni: Primeiramente aumentar a ingestão de água, e quando eu digo água é água e ponto. Nem pense em substituir água por refrigerante diet. Os sucos naturais são bem vindos também. Essa maior ingestão de água contribui para uma hidratação eficaz e benéfica para a pele. Outro ponto fundamental é o uso de protetores solares e de roupas e acessórios com FPS 50.
F&F: Mas muita gente, principalmente as mulheres, quer aproveitar o verão pra ‘pegar’ aquela cor linda e até realçar as famosas ‘marquinhas’ de biquíni e para isso recorrem ao uso de bronzeadores. Os bronzeados podem ser usados em substituição ao protetor solar?
Dra. Lianni: O Fator de Proteção Solar (FPS) dos bronzeadores é muito baixo, até 15. Então não aconselho o uso de bronzeadores, principalmente para peles claras e sensíveis. Mesmo para peles morenas e negras eu não indico bronzeadores.
F&F: E como acertar na hora de escolher o protetor solar?
Dra. Lianni: Temos que ter proteção contra os raios UVA e UVB, isso quer dizer FPS de pelo menos 30 e PPD de pelo menos 8 (este PPD garante a proteção contra os raios UVA). Muitas vezes o PPD é medido por uns sinais do tipo +++ ou pela intensidade da proteção (alta ou muito alta). Com o FPS você protege sua pele de queimaduras e o PPD evita a degradação de colágeno e consequentemente o envelhecimento precoce. Outra coisa fundamental é respeitar o tipo de pele. Se a pele for oleosa, por exemplo, o protetor deve ser ‘oil free’, de textura bem sequinha. E depois de toda uma exposição solar controlada, finalizar com um creme de hidratação pós-sol de qualidade ajuda a recuperar a pele.
F&F: E os horários indicados para a exposição ao sol?
Dra. Lianni: Até às 10h e após às 16h. Isso, com uso de protetores solares e renovando seu uso a cada 2h ou após cada mergulho.
F&F: A gente tem falado de exposição controlada ao sol de uma forma geral, mas sabemos que as crianças adoram o verão também. Para elas deve haver algum cuidado especial?
Dra. Lianni: A exposição solar de bebês deve ser a partir do sexto mês de vida. E claro, com uso de FPS específico para essa idade e sem se esquecer das barreiras físicas como uso de chapéus e roupas com FPS.
F&F: Quais os riscos da falta de cuidados adequados com a pele durante a exposição ao sol?
Dra. Lianni: Essa falta de cuidados pode provocar queimaduras que pode ser uma vermelhidão ou até queimadura de segundo grau e atingir um estado grave. Por isso insisto: renda-se ao verão com proteção!
F&F: E esses produtos que prometem ajudar no bronzeamento, como cápsulas de betacaroteno. Funcionam mesmo?
Dra. Lianni: Sim. O betacaroteno é transformado em vitamina A no organismo e isso estimula os melanócitos a produzirem melanina com uma exposição solar mínima. Assim há a intensificação do bronzeado sem necessidade de tanta exposição solar, e também atua como ‘varredor’ de radicais livres. Mas veja bem, o betacaroteno pode ser encontrado na forma de suplemento, inclusive existem suplementos que trazem o betacaroteno aliado ao colágeno, o que ajuda a manter a elasticidade e a firmeza da pele também.
F&F: Para finalizar esta entrevista, não vou resistir (risos), quero saber o segredo pra ter uma pele tão bonita como a sua, livre de manchas e tão uniforme?
Dra. Lianni: Minha pele não é tão bonita assim...vai (risos). Mas, obrigada. Na verdade não existe segredo, o que deve existir é disciplina diária nos cuidados com a pele e o uso, em qualquer estação do ano, do protetor solar. Disciplina e protetor solar são a combinação perfeita para quem quer ter uma pele bonita e saudável.
Fonte: Da Assessoria